sábado, 24 de agosto de 2013

Informações Sobre Diabetes


Por causa da desinformação da população, a cegueira por retinopatia tem aumentado muito. Além disso, temos um maior número na cidade do Rio de Janeiro de amputações de pés diabéticos. Para ajudar a melhorar a saúde de nossa cidade, devemos começar nos informando e nos alimentando de forma saudável, sem excessos de doces, bolos e sorvetes. Desta forma, iremos evitar que o doce veneno provoque tanta doença, podendo ser nos pés, rins, olhos, corações ou nervos. Temos um dia no nosso calendário para combater essa doença: dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.

O que é Diabetes
O diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina.
Transformamos grande parte dos alimentos que ingerimos em glicose. Essa glicose é transportada no sangue até as células, onde será usada como fonte de energia. Para facilitar esse transporte, nosso corpo produz uma substância chamada insulina. Quando se tem diabetes, o corpo não produz insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida não funciona adequadamente. Daí o aumento da quantidade de glicose no sangue.

Sintomas
Sem a insulina ou com o funcionamento inadequado dela, a glicose vai acumulando no sangue e é eliminada na urina. Os sintomas do diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos levando até à cegueira, nos nervos, no coração, nos pés, nas artérias e nas veias.

Testes para se detectar glicose no sangue
Os testes mais comuns são:
·colocar uma gota de sangue em um medidor especial;
·teste da urina, usando uma fita especial que, em contato com a urina, acusa a presença de glicose ou cetonas. A presença de cetonas na urina pode significar que o nível de glicose no sangue está descontrolado;
·exame de sangue chamado HbA1C, que mostra o nível médio de controle da glicose sangüínea (glicemia) nos últimos 2 ou 3 meses. É um exame importante para o controle durante o tratamento do diabetes como  hemoglobina glicosilada.

De qualquer forma, a indicação sobre o teste mais apropriado deve ser feita pelo médico.

Baixo nível de glicose no sangue - Hipoglicemia
A insulina ou comprimidos, ao mesmo tempo em que ajudam a controlar o diabetes, podem baixar o nível de glicose no sangue, especialmente durante ou depois da prática de exercícios físicos (outros fatores que podem levar a esse quadro são a alimentação insuficiente ou o uso de medicamentos em excesso).

Sintomas de baixo nível de glicose no sangue
Os sintomas são tremor, tontura, irritabilidade, sudorese e cansaço. Na presença de alguns desses sintomas deve comer ou beber imediatamente algum alimento doce. 
Importante: procurar sempre a  mel melhor orientação com o médico, sobre como evitar tais situações devido à hipoglicemia.

Fonte: Light - Energia Vital nº 33 - 4/11/2005

Nenhum comentário: