domingo, 20 de maio de 2012

Como Se Comportar de Modo Seguro nas Redes Sociais

Na Dica Bacana dessa semana listo alguns comportamentos/truques que poderão te dar um pouco mais de segurança pessoal enquanto se relaciona nas redes sociais, vejamos:

A) Cuidado ao usar as funções de "checkin" ou o famoso Foursquare enquanto estiver viajando, principalmente se morar sozinho. Ele é um ótimo indicativo que você está em Salvador enquanto sua casa em São Paulo está sozinha. Esse cuidado é interessante também com quem mora com idosos.

B) Uma rede social é bem mais interessante e produtiva quanto possui somente pessoas que realmente se conhece. Ter 788 pessoas na sua lista de amigos quando se conhece somente 60 não quer dizer que você é uma pessoa de muitos amigos e sim que você compartilha sua vida com um monte de pessoas que você possui pouco contato ou muitas vezes nenhum.

Pessoas que não são do seu circulo de amizade podem estar com outras intensões em participar da sua lista de amigos, então só adicione ou aceite convite de pessoas realmente próximas de você.

C) Cuidado ao ostentar sucesso financeiro exibindo fotos daquele carro que comprou, casa, computador etc. Esse pode ser um ótimo indicador que você está bem financeiramente e pode virar alvo de alguma trambicagem ou coisa pior.

D) Não divulgue dados pessoais nas redes sociais, principalmente aqueles que poderão dar acesso direto a você ou sua família, tais como e-mail pessoal, telefone fixo etc.

E) Nem tudo o que você faz ou está fazendo precisa ser compartilhado, esse comportamento permite que as pessoas consigam controlar seus passos e saibam exatamente seus costumes e gostos. Cuidado, essas informações podem ser usadas contra você. Use o recurso de status com mais cuidado, até mesmo para não ficar marcado pela galera como inconveniente.

F) Falar mal do colega de trabalho, ex-chefe, ou das empresas que trabalhou é horrível. Muitas empresas atualmente estão usando as redes sociais para identificar os costumes e/ou comportamento dos candidatos, se você falou mal da empresa anterior poderá falar da próxima também e poderá perder uma boa oportunidade de trabalho.

G) Com a quantidade de temas que surgem nas redes, você tem a oportunidade de expôr suas opiniões constantemente. Você pode se posicionar, propondo sugestões para os assuntos, mas é preciso tomar cuidado com opiniões muito radicais. Evite participar de grupos polêmicos, que incitem racismo ou violência.

Nenhum comentário: