segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Excesso de Açucar Envelhece

O fato de o excesso de açúcar ser inimigo da dieta e do corpo saudável não é novidade para ninguém. Poucos sabem, porém, que a substância também acelera o envelhecimento da pele. O alerta foi feito por dermatologistas da Escola de Medicina de Dartmouth, nos Estados Unidos. Segundo o estudo dos especialistas, o açúcar — além de engordar e assim contribuir para a existência de doenças como o diabetes — também prejudica a saúde da pele.

De acordo com a médica Paula Araújo, integrante da regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando o excesso de açúcar atinge a pele, o colágeno, principal componente do tecido, endurece e perde sua facilidade de reparação. “O açúcar vai intermediar, de forma errada, a união de uma fibra de colágeno à outra. Elas então perdem sua flexibilidade e não conseguem se renovar dos danos comuns do envelhecimento. E estas duas funções são importantíssimas para manter a pele jovem e firme por mais tempo”, explica.

Mas também engana-se quem pensa que basta não exagerar na sobremesa. Segundo o trabalho dos cientistas americanos, o excesso de alimentos que, durante a digestão, se transformam em glicose também acelera o aparecimento de rugas e a perda de firmeza da pele. São exemplos os carboidratos — presente na batata, no arroz, nos pães e nas massas.

A pesquisa ainda afirma que o excesso de açúcar acelera o processo de envelhecimento em todos os tecidos do corpo, estimulado pela incidência dos raios ultravioleta do sol sobre a pele.

Por isso, segundo a médica Paula Araújo, é preciso aliar a uma dieta saudável o hábito de se proteger da radiação, com filtro solar, chapéu e óculos escuros.

 Fonte: Jornal O Dia - Edição de 06.12.10, seção Ciência & Saúde - Click aqui para ver

Nenhum comentário: