quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Faça Backup dos Seus Arquivos de Forma Segura

Para quem precisa ter seus documentos reunidos em um só lugar mas já estourou a capacidade do webmail ou vive perdendo pendrives por aí, os sites de armazenamento são uma ótima alternativa. Além de servirem como backup, também são um jeito prático e fácil de compartilhar texto, fotos, áudio e vídeos. A Web está cheia de opções gratuitas com capacidades de armazenamento que vão de 500 MB a 50 GB.

Esse tipo de site funciona como um drive online onde arquivos de todos os tipos podem ser organizados em pastas e até classificados com tags. Depois de se cadastrar e obter uma senha, o usuário tem acesso a um painel com opções para fazer o upload de arquivos, salvar notas e até criar documentos, como planilhas e apresentações de slides. Alguns serviços dispõem de programas para subir e baixar arquivos pelo celular.

Em geral, os sites oferecem até 5GB de graça, e cobra por espaço extra. Há também opções como o Wuala, que oferece 1 GB grátis, mas permite trocar espaço livre no seu computador por mais espaço online. A quantidade de espaço extra vai depender do tempo que o seu computador permanece online - o mínimo é de 4 horas por dia. Se você quiser trocar 100 GB livres no computador e ficar 70% do dia conectado, conseguirá 70 GB extra na sua conta, por exemplo.

Um dos mais generosos é o Adrive, que oferece 50 GB. Contudo, o serviço não inclui criptografia por SSL, usada para transações seguras e adotada pela maioria desses sites.

Também é importante estar atento às condições de armazenamento. O Zshare, que oferece 1GB grátis, apaga automaticamente arquivos que não forem baixados no prazo de 60 dias. Verifique também se há restrições de acesso. Nos planos grátis, alguns sites, como o Opendrive, limitam o acesso a dois computadores.

Um dos serviços que que mais crescem é o Evernote, que reuniu 5 milhões de usuários desde que foi criado em 2008. Ele se apresenta como um ‘lifelogger’ (em português, registro da vida), um serviço que “ajuda o mundo a lembrar de tudo”. Além de armazenar arquivos, permite criar notas, lembretes, salvar relatórios e até capturar páginas da Web com o complemento Evernote Web Clipper, para Firefox. O site oferece 40 MB livres por mês, que vão se acumulando sem limite fixo.

O Evernote também oferece aplicativos para desktop e para smartphones como iPhone, Blackberry e Android, o que permite ter todos os arquivos sempre à mão. Ao incluir um arquivo, basta clicar no botão ‘Sync’ e todos os seus dispositivos estarão sincronizados com o site Evernote. O documento estará disponível no desktop, no site e no smartphone. O Evernote se propõe a reconhecer as imagens guardadas a fim de permitir buscas de texto, inclusive em prints e documentos escaneados.

Escolha onde guardar

Os recursos e capacidade variam entre os sites


EVERNOTE
Aplicativos para PC, Mac, iPhone, Blackberry, Android e Win Mobile. 40 MB por mês. Em: www.evernote.com

YUNTAA
Versão em Português, compatível só com Win XP e Vista. 1 GB livre. Em: www.yuntaa.com

WUALA
O limite de 1 GB livre pode ser ampliado trocando espaço livre no HD por mais espaço no serviço. Indicado para usuários avançados. Em: www.wuala.com

DROPBOX
O limite de 2 GB livres pode aumentar com a ajuda de amigos. Cada pessoa indicada que passa a usar o Dropbox dá direito a mais 250 MB, podendo chegar no máximo a 8GB. Em: www.dropbox.com.

OPEN DRIVE
Oferece aplicativo para Desktop e 5 GB livres. Em: www.opendrive.com.

ADRIVE
Generosos 50 GB grátis, mas não tem conexão segura com criptografia por SSL. Em: www.adrive.com

IVSHARE
Organização dos tipos de arquivos por abas e 5 GB. Em http://www.divshare.com/

STORE AND SHARE SKY
Como Yuntaa e Wuala, oferece 1GB grátis. Em. storeandshare.sky.com

ZSHARE
Oferece 1GB grátis e após 60 dias apaga os arquivos que não forem baixados. Em http://www.zshare.net/

SNAP DRIVE
5 GB livres e envio aplicativo para mandar arquivos pelo celular. Em www.snapdrive.net.


Fonte: Jornal O Dia - Edição de 10.11.10, seção Digital - Click aqui para ver.

Nenhum comentário: