quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dando Vida Longa ao Seu Carro

Pessoal,

Seguem ótimas dicas para melhor aproveitamente e rendimento do seu carro:

Evite pulverizar óleo após a lavagem

Durante a lavagem do carro, evite pulverizar óleo mineral ou óleo de mamona por baixo do chassi ou monobloco e também no motor. Aplicados com freqüência, esses lubrificantes causam o ressecamento de componentes de plástico e de borracha, como coxins e mangueiras em geral. Além disso, resíduos de terra e areia aderem ao chassi e componentes externos do motor, acelerando o desgaste de peças, como polias, discos e tambores de freios. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado se estiver muito sujo.

Injeção eletrônica requer cuidados especiais

O sistema de injeção eletrônica requer alguns cuidados especiais, que são dispensáveis nos carros equipados com carburador. Hábitos como dar bombeadas no acelerador ao ligar ou desligar o motor, ou mesmo fazer o carro pegar no tranco, devem ser evitados a qualquer custo. Esses procedimentos provocam um excesso de combustível dentro da câmara de combustão, que aos poucos podem danificar o catalisador, responsável pela "limpeza" dos gases do escapamento lançados na atmosfera.

Evite rodar com o tanque na reserva

Um hábito que traz problemas para o carro é rodar com o tanque sempre na reserva. Pouca gasolina no reservatório faz com que os resíduos naturalmente depositados dentro do tanque entrem no sistema de alimentação. Com o tempo, essa sujeira entope filtros e prejudica o funcionamento da injeção eletrônica, sujando e obstruindo também os bicos injetores. Além disso, tanque com pouco combustível provoca o aquecimento excessivo da bomba elétrica (na maioria dos modelos ela trabalha mergulhada dentro do reservatório, imersa na gasolina), o que pode acabar danificando esse componente.

Como manter o carro sempre econômico

Nos tempos de gasolina cara, a saída é economizar combustível. Para obter o mínimo de consumo, sem comprometer o rendimento, alguns itens importantes não podem ser esquecidos. Mantenha velas, filtros (de combustível e de ar) e bicos injetores sempre limpos, além do motor bem regulado. Os pneus devem ser regularmente calibrados. Ao volante, não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não rode com peso desnecessário dentro do porta-malas. No caso dos carros dotados de carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.

Nenhum comentário: